Hey girl, it's my birthday!


A maioria das pessoas que eu conheço faz uma reflexão sobre o ano que passou e os objetivos do ano que ai vem no final do ano. Eu gosto de fazer essa reflexão no meu aniversário, e, como o meu aniversário é esta semana, decidi partilhar alguns dos meus pensamentos mais privados com todas vocês, acho que é uma excelente oportunidade para que me conheçam melhor, não acham?

Os últimos 12 meses da minha vida foram meses de mudança. Falo de mudanças radicais! Tudo mudou, e voltou a mudar! Mas vamos por partes.

Eu sou daquelas pessoas que espera o ano inteiro pelo seu aniversário. Adoro este dia! Adoro celebrar a vida, celebrar as conquistas, celebrar a amizade, celebrar a familia, celebrar tudo! E nem podia ser de outra forma já que esta semana não é apenas o meu aniversário, mas também o aniversário da minha mãe, da minha irmã e de um dos meus irmãos! Festa é a palavra de ordem esta semana!

Mas no ano passado eu não sentia  esse espírito de festa... estava tudo bem, eu tinha regressado ao meu Algarve depois de quase 10 anos no extrangeiro e 1 ano na linda e caótica Lisboa, tinha um emprego desses “bons”, das 9 às 5, com regalias e uma equipa de trabalho fantástica, o meu namorado, o Felipe, estava adorar o clima Algarvio, super bem adaptado e também já a trabalhar num restaurante incrível como Creative Chef, a minha familia estava bem, a minha gatinha, a Vampirina, feliz a ouvir os passarinhos e a tomar banhos de sol na janela da cozinha todas as manhãs... a vida corria com aquela tranquilidade a que somos programados aceitar e agradecer.

E eu agradecia, mas não me queria acostumar! Algo faltava... e era tão grande o buraco que não sentia aquela excitação normal que sempre sinto nesta semana! E duas semanas depois entendi o porquê. Numa daquelas conversas de amigas em que se fala de tudo, fez-se clique! Aquele emprego era bom mas não era o que eu queria... foi nessa altura que eu descobri o mundo do coaching e o poder do desenvolvimento pessoal, e a minha transformação interior começou. Dois meses depois estava a dizer adeus aos meus companheiros de trabalho para embarcar na aventura de criar o meu próprio negócio.

A incerteza era muita, mas a leveza que eu sentia no meu interior era muito maior. O que eu iria fazer a partir daí eu não sabia ainda, nem como, mas sabia que estava a tomar a decisão certa e que deveria continuar a procurar o meu propósito e começar a empreender.

Os 6 meses que se seguiram foram intensos, muita coisa aconteceu! Vou tentar resumir:

  • Em Maio despedi-me da empresa onde estava e fui uns dias para Paris à procura de claridade e inspiração, que encontrei junto da minha amiga Ju e dos seus 4 filhos super divertidos.
  • Em Julho fui a Londres para um Summit Internacional de 2 dias sobre Empreendedorismo e Empoderamento Feminino e uma super Masterclass de 2 dias também, com a grande Kim Kiyosaki e as Rich Woman. Inspiração e motivação ao rubro!
  • Em Agosto fiz uma viagem de 2 semanas pela Albânia e Kosovo, onde fiz a formação assumir o papel de diretora e embaixadora do Global Woman Club em Portugal, e onde, por duas vezes, partilhei um palco com políticos, empresários, ativistas e gurus nos temas de empreendedorismo e empoderamento feminino.
  • Em Setembro, a oportunidade de arrancar com mais um negócio que estava guardado na gaveta dos projetos impossíveis: abrir o meu próprio restaurante!
  • Em Outubro, o El Jefe Restaurante Latino abriu portas, um lugar que me trouxe muitas alegrias, noites de música ao vivo, sabores latinos originais, domingos de matiné.
  • O Inverno não foi fácil... uma luta constante para manter o restaurante ativo em baixa temporada, estruturação e lançamento do projeto Coach by Vera, o desafio de crescer uma comunidade internacional de empreendedorismo feminino em Portugal. Desafios bons, desses que te dão “pica” para fazer mais e melhor, e pouco a pouco todos os projetos iam crescendo.


Claro que com tudo isto a acontecer tão rápido, uma montanha-russa de emoções disparava dentro de mim a toda a velocidade, podia sentir a adernalina a percorrer-me as veias, sentia-me imparável!

Mas já sabes como é a vida de um empreendedor, esta montanha-russa é real, e tens os seus pontos altos mas também tem as suas descidas vertiginosas.

2020 começou com muita esperança e boas prespetivas de futuro, senti que seria o meu ano, o ano em que os meus projetos se consolidavam e tudo ia correr bem! E até pode ser assim, já que vamos apenas em Abril, mas de Fevereiro até agora, as coisas mudaram... muito... outra vez! Vamos ao resumo:

  • O mês de Janeiro foi péssimo para o restaurante, um mês morto. Algo que na verdade eu já esperava, mas a realidade chega sempre em forma de bofetada para te baixar da nuvem da ilusão.
  • Em Fevereiro, e por motivos circunstâncias fora do meu control, foi tomada a decisão de não continuar com o projeto Global Woman club em Portugal nesse momento.
  • Em Março o Corona Virus chega a Portugal e a todo o mundo, a pandemia, o estado de emergência, danos profundos na economia mundial e em praticamente todos os setores de atividade, danos irreversiveis para pequenos negócios como o meu restaurante que lamentavelmente fechou portas tão rápido como abriu.

E aqui estamos nós, no final de Abril, com quase 2 meses que quarentena e muitos sonhos desfeitos, mas com novas oportunidades, novos conhecimentos, mais fortes que antes e com uma esperança inabalável de que vai ficar tudo bem!

Nestes 45 dias de quarentena, desenvolvi habilidades internas que não conhecia em mim mesma, tornei-me uma pessoa ainda mais positiva que antes, eliminei alguns hábitos pouco produtivos, substituindo-os por hábitos que estão de encontro com os meus objetivos pessoais e profissionais, comecei este blog, ajudei outras mulheres a ultrapassar esta crise a nivel motivacional e estratégico, e para terminar em grande esta reflexão, a minha gatinha acaba de ter bebés, agora mesmo enquanto escrevo este texto! Que emoção! 4 gatinhos fortes e saudáveis!

Apesar de todos os altos e baixos, disfrutei os meus 32 anos de idade com muitas aventuras, bons momentos e aprendizagens, com o apoio incondicional do Felipe e entro nos 33 feliz, com o sentimento de que tudo acontece por uma razão, que tenho ainda muitas lições por aprender mas com a certeza estou no caminho certo. Um caminho de esperança, de exito, de realização pessoal e de abundância. Coach by Vera está a crescer no mundo online, e eu estou a crescer no meu mundo interior.

E adoro tudo isso!

Parabéns para mim! 33.. I'm ready!

Até já!

Junte-se à conversa

3 comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Para além de seres uma inspiração para Jovens,Adultas com mais idade és tu Própria isso da-te liberdade de ser quem és tu realmente! E utilizar a melhor ferramenta de inovação que tu tens!Parabéns já agora! Suceso

  2. És uma inspiração para muitas mulheres e homens também. O teu poder interior transparece em tudo o que tu fazes! Continua assim e que a vida seja mais ainda do que tudo o que sonhaste. Keep going! ❤️

    1. Obrigada pelo teu apoio! Saber que estás a gostar é muito importante e motivador para mim ❤️