O Instagram como ferramenta de negócios

Talvez já tenhas um negócio online… Ou talvez estejas a fase de transição do offline para o online… Ou talvez estejas a decidir qual a melhor forma de lançar um negócio…Seja qual for a tua situação, este artigo é para ti, pois vou te ensinar como dar um boost ao teu negócio utilizando a rede social líder em interação neste momento: o Instagram!

Se és nova nesta rede social, descarrega já o meu e-book grátis.


INSTAGRAM: O REI DO ENGAGEMENT

A palavra “engagement” pode ter várias definições, entre elas compromisso e envolvimento emocional. No marketing digital, utilizamos a palavra “engagement” exatamente neste sentido, ou seja, o nível de comprometimento que o público tem com determinada marca, produto ou serviço, e neste tema, o Instagram é o rei! Sabemos que, em Portugal, as  redes sociais mais utilizadas são o Facebook, com um nível de “engagement” de 0.3% por post e o Instagram com uma taxa média de engagement de 2.3%. Pode parecer um número pouco significativo, mas a verdade é que no mundo digital onde existem biliões de utilizadores, 2.3% é imenso!

E porquê isto é importante para ti? Porque cada vez mais é importante mostrares o teu negócio numa rede social, e escolher a ou as redes sociais certas para o fazer, e se pode escolher um onde tens uma taxa de interação emocional maior, porque não? Lembra-te que, cada vez mais, o processo de compra é um processo emocional e os clientes preferem comprar a marcas com as quais se sentem conectados, marcas que lhes transmitam  algum tipo de sentimento ou emoção, nem que seja o sentimento de confiança!


"Mas Vera, é só por isso que devo marcar presença no Instagram?"

Por isso e muito mais! Eu adoro o Instagram e sou utilizadora intensiva, quer a nível profissional como pessoal, mas vou partilhar contigo mais uma razão para colocares o teu negócio visível no Instagram.

O Instagram foi desenhado e desenvolvido especificamente para ser utilizado em smartphones, proporcionando uma melhor experiência de utilização neste tipo de dispositivos do que qualquer outra rede social ao utilizar a estratégia de Visual Storytelling. E adivinha qual a maior fonte de tráfego na internet? os smartphones! cerca de 80% do tráfego total de internet é gerado por smartphones… 80%! Ou seja, tens 80% de possibilidades de que o teu cliente ideal esteja a navegar na internet no seu telemóvel, e se encontra a tua marca ou empresa online numa plataforma que é intuitiva, visual e de fácil utilização, o mais certo é que consigas captar a sua atenção mais facilmente.

"Então isso significa que se eu colocar a minha marca no Instagram, é garantido que vou vender?"

Calma… infelizmente cerca de 90% dos empreendedores que já marcam presença nesta rede social perdem mais de metade das suas oportunidades de venda e nem se apercebem. E isto acontece porque estão lá, mas não têm uma estratégia definida… e nem o Instagram nem nenhuma outra rede social é 100% eficaz se não definires uma boa estratégia de marketing e comunicação. 

Mas não te preocupes, definir uma estratégia de comunicação não é nenhum bicho de 7 cabeças, e eu estou aqui exatamente para te ajudar com isso. E é por isso que vou partilhar contigo a minha estratégia exclusiva para esta rede social: o método BOOST.

Este é um método que eu mesma desenvolvi para dar aquele impulso que a minha marca necessitava, e acredita em mim quando te digo que para mim funciona às mil maravilhas, com resultados muito positivos e constantes, exatamente aquilo que eu desejo para o teu negócio também. 

Mas antes deixa-me dizer-te 2 coisas:

  • Cada marca e cada negócio tem a sua alma e a sua personalidade, e não existe nenhuma estratégia que seja 100% eficaz para todos! Algumas das leitoras deste blog vão experimentar esta estratégia e vão ter os resultados que procuram, outras talvez não… e está tudo bem! Se não funcionar para ti, não fiques chateada… procura outra estratégia que se adapte melhor ao teu caso específico ou, se quieres, clica aqui e entra em contacto comigo! Com muito gosto ajudo-te a identificar qual o problema e como o poderemos resolver!​


  • O Instagram é uma rede social, e não uma plataforma de vendas! E deves sempre manter isso bem presente quando apliques qualquer estratégia! Claro que, se tens um produto físico, podes abrir uma loja de venda direta no próprio Instagram e ai por os teus produtos em display para que as pessoas comprem diretamente. No entanto, se o que tens para vender é um serviço, seja ele qual for, não te recomendo a aplicar uma estratégia de venda direta, mas sim uma proporção de 10% de venda para 90% de conteúdo. Uma rotina de partilha consistente de conteúdos com muito valor, com muita informação útil em vez de “impingir” os teus serviços faz com que os utilizadores se sintam agradecidos pela partilha e consequentemente vão se conectando emocionalmente com a tua marca, o que faz com que na hora de comprar, pensem imediatamente em ti como um negócio ou marca que realmente sabe aquilo que faz e se preocupa com o que é melhor para o cliente. 

Dito isto, estou pronta para partilhar!


MÉTODO BOOST

  • Benefício

Pensa em como vais beneficiar a tua personna (o teu cliente ideal), o porquê ela vai te seguir. Claro que para isto é importante que tenhas pelo menos uma ideia de quem é o teu público alvo. Quando conheces o teu cliente ideal, conheces as suas dores, os seus desafios e o que estão à procura. E sabes que este cliente está à procura de uma solução. de um benefício que apenas tu podes dar… esse benefício é o que tu deves lhe vender! Não um produto, nem um serviço mas sim um benefício real que vão receber quando compram o teu produto ou serviço. Por exemplo, quando entras na farmácia para comprar uma aspirina, na verdade aquilo que tu queres não é uma aspirina mas sim um alívio rápido da tua dor de cabeça, certo? Se o farmacêutico te diz que não tem aspirinas e não te dá mais informação provavelmente viras as costas e vias à procura de outra farmácia… mas se o farmacêutico diz-te algo como: “não tenho aspirina mas tenho uma alternativa em gotas que vai aliviar a sua dor de cabeça em 3 minutos…” Bingo!! è exatamente o que estás à procura! E sais da farmácia com umas gotas que não conhecias, nunca tinhas ouvido falar e não era o que ias à procura… o farmacêutico vendeu-te um benefício, não um produto!

  • Optimização

Optimiza o teu perfil: cuida a imagem, bio, organização, os destaques e o link que colocas no teu perfil. Um perfil bonito e organizado capta a atenção, dá vontade de ficar e seguir… Pensa na tua própria experiência enquanto utilizadora de redes sociais: estás a fazer scroll no feed inicial do teu instagram e vês um post que gostas e queres saber mais. Clicas no perfil e não entendes nada do que vês… a bio não explica do que se trata, as imagens são todas diferentes e sem sentido nem sequência, não percebes se é uma pessoa ou uma marca ou um produto e  nem sequer tem um link para que possas saber mais informações…. vais seguir esse perfil? Quase de certeza que não… e o mesmo acontece com os teus clientes! Escreve uma bio curta mas poderosa, coloca no link o teu website, ou se não tiveres um ainda, remete para o teu perfil de outra rede social ou utiliza o Linktree por exemplo, define um esquema de cores agradável que represente a tua marca e sê consistente com o tipo de post que fazes, com uma mensagem bem marcada! Dessa forma garantes que o utilizador entenda do que se trata o teu perfil e decida de forma consciente se tem interesse em te seguir ou não! 

  • Organização 

Organiza os teus conteúdos de forma consistente. Um calendário editorial é uma excelente forma de criar conteúdos para toda a semana ou até para todo o mês. Aqui o mais importante é a consistência! Existem muitas teorias que dizem que deves fazer 2 ou 3 posts por dia, todos os dias, eu não concordo com isso. Não se trata de quantidade mas sim de qualidade e consistência! na minha opinião, é preferível que faças 3 posts de muita qualidade de por semana, por exemplo todas as segundas, quartas e sextas, sem falhar! Isso faz com que o teu cliente ideal ganhe confiança na tua marca porque sabe que nunca falhas, sabe que naquele dia pode entrar no teu perfil e vai encontrar um novo post com uma informação ou mensagem que realmente é significativa! Se nunca utilizaste um calendário editorial, podes fazer o download do modelo que eu criei e utilizo aqui.

  • Sentimento 

Sente o teu público e permite que o teu público te sinta! Como escrevi no início, o processo de compra é cada vez mais emocional e deves criar uma relação de confiança com o teu cliente. Gera interação ao utilizar CTA’s (Call to Action ou apelo à ação), cria stories com stickers de interação como perguntas, sondagens, hashtags e aposta em vídeos! Os vídeos no instagram são a grande tendência este ano e a forma mais rápida de aumentares a taxa de interesse e interação.

  • Tradução 

Traduz os resultados. Analisa e avalia as estatísticas do teu perfil e adapta as tuas estratégias e conteúdos. Por exemplo, nas estatísticas poder ver quais as dias da semana e as horas em que a tua audiência está online mais frequentemente, essas são as horas em que deves fazer os teus posts. Podes também conhecer a tua audiência, se são do sexo masculino ou feminino, idades, de onde são… e com esses dados podes atualizar os teus conteúdos para que sejam mais direcionados às pessoas certas. Existem vários dados interessantes na área de estatísticas, e não utilizá-los é desperdiçar informação extremamente útil! 


O instagram é uma rede social utilizada por mais de 4.9 milhões de utilizadores só em Portugal (fonte: 4GNews), pelo que não deixes esta oportunidade passar ao lado! Se ainda não tens o teu negócio nesta plataforma cria já o teu perfil aqui e segue a estratégia BOOST para impulsionar os teus resultados!

Deste lado, fico à espera dos teus comentários e resultados!

 

Até já!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *