
Já ouviste essa voz que aparece de vez em quando, baixinho, na tua cabeça e que parece que te dá conselhos?
Já pensaste para pensar de onde vem e porquê?
Essa voz é a tua intuição e vem do teu subconsciente.
Não sei quanto a ti, mas eu, durante muito tempo ignorava essa voz e seguia sempre aquilo que é conhecido como fato, principalmente nos negócios... mas não imaginas quantas vezes me arrependi depois! E é por isso que quero partilhar contigo 5 conselhos para ouvir e entender a tua intuição, e assim utilizá-la como ferramenta poderosa nos negócios.
Mas antes disso, vamos entender o que é a intuição.
"
in.tu.i.ção
nome feminino
1. perceção de algo que não se pode verificar ou que ainda não aconteceu; pressentimento; inspiração; visão
2. ideia súbita
3. FILOSOFIA perceção direta, clara e imediata de uma verdade, sem o auxílio do raciocínio
4. FILOSOFIA contemplação pela qual se atinge uma verdade de ordem diversa das que se alcançam através da razão ou do conhecimento
Fonte: Infopédia
Em 4 definições possíveis que o dicionário, todas elas são positivas, ou seja, em nenhum momento, por definição, a intuição é algo que deva ser ignorado.

Mas de onde vem esta intuição?
Segundo Einstein, “a intuição não é nada mais do que o resultado da experiência intelectual anterior”. Esta ideia foi reforçada uns anos depois pelo psicólogo Herbert A. Simon ao dizer que “a intuição é nada mais nada menos que o reconhecimento”.
A intuição não se refere a nenhum processo de magia ou adivinhação mas sim um impulso que resulta de conhecimento ou experiências anteriores. Somos bombardeados diariamente por quantidades incalculáveis de informação que nos chega por meios sociais, educativos e até por experiências próprias. No final de cada dia és capaz de te lembrar talvez de 20 a 30% dessa informação, sendo que o teu cérebro utiliza algo que se chama memória seletiva e “elimina” toda a informação que não é relevante para ti. Mas o “eliminar” de informação não relevante não é assim tão permanente como parece! No momento de tomar uma decisão, qualquer decisão, o teu cérebro analisa a informação que tem guardada com base nos teus conhecimentos e experiências para enviar-te um impulso de informação em resposta à decisão que deves tomar, e quando se trata de uma decisão a ser tomada numa área completamente nova para ti, sobre a qual não tens conhecimento nem experiências passadas, o teu cérebro baseia-se em informações “eliminadas” pela memória seletiva que se aproximem o mais possível do tema em questão. Com certeza, em algum momento já te aconteceu algo como “não sei onde mas já ouvi falar sobre isso antes…!” certo?
A tua intuição vem de todo esse conhecimento, o que sabes que tens, e o que tens escondido nos cantos mais profundos do teu cérebro. Não tem truques nem magia, apenas conhecimento!

Como desenvolver e confiar na tua intuição
1. Observa-te
Avalia o teu sistema de crenças. Questiona-te. Questiona tudo!
Todas nós temos um sistema de crenças que vamos desenvolvendo ao longo da vida, desde crianças. Estas crenças são nos transmitidas de várias formas, sendo influenciadas por fatores como a nossa família, círculo social, educação, comunicação social, etc. Mas muitas vezes estas crenças limitam-nos e impedem-nos de avançar. É muito comum, por exemplo, desenvolver determinadas crenças sobre o dinheiro e sobre o merecimento próprio. Estas ideias pré-concebidas são bloqueadores de crescimento extremamente poderosos. É por isso que te aconselho a refletir sobre o teu sistema de crenças de forma a eliminar estes bloqueios de mentalidade.
2. Confia na tua experiência
Todas as situações que vives, boas e menos boas, são parte da tua experiência. Essa experiência é o que faz de ti única! Podes ter estudado o mesmo curso que centenas de pessoas, ou ter a mesma profissão que milhares , mas ninguém fez as tuas escolhas, ninguém teve exatamente os mesmos desafios que tu, ninguém viveu na tua pele. Com cada erro e com cada conquista, a tua intuição ganha força, desde que aceites o desafio de correr riscos e aprender com os resultados.
3. Aprende a gerir as tuas emoções
Quando estás em situações de stress, euforia, tristeza ou ansiedade, a tua capacidade de tomar decisões é altamente afetada. É muito importante que sejas capaz de controlar as tuas emoções e dar a importância adequada a cada problema. Claro, isso não significa que nunca vais errar ou tomar decisões menos acertadas no teu negócio, mas isso faz parte do processo de aprendizagem. Manter uma atitude positiva perante este cenário vai te ajudar a controlar qualquer emoção explosiva nos momentos de tomar decisões e o segredo é que, quanto mais vezes isto passar, melhor vais aprender a gerir as tuas emoções e mais aguçada fica a tua intuição.
4. Respeita o teu descanso
Quando começas um negócio, o teu impulso natural é trabalhar, trabalhar, trabalhar! e isso está bem! Há tanto que aprender, decidir, criar e implementar que é fácil que te esqueças de cuidar de ti. Descanso e uma alimentação saudáveis são fundamentais para manter os níveis de energia equilibrados. Sem energia não há produtividade nem criatividade, e sem estes dois ingredientes não há rentabilidade. Quando não descansas, provocas uma sobrecarga na tua capacidade de raciocínio lógico que consequentemente afeta a tua intuição.
5. Procura um mentor
O mundo dos negócios é um território desconhecido no início da jornada de empreendedorismo. O tempo e a experiência serão os melhores amigos da tua intuição, mas tens de começar por algum lado! Ter uma pessoa do teu lado que te possa guiar no processo e ajudar a tomar decisões estratégicas é um movimento muito inteligente enquanto vais ganhando confiança na tua própria intuição. Contratar uma coach foi uma das primeiras decisões que eu tomei quando decidi entrar no mundo dos negócios online e garanto-te que foi o melhor investimento que eu fiz no meu negócio até agora.

Se seguires estes conselhos vais desenvolver a tua intuição, ganhar muito mais confiança no momento de tomar decisões e utilizar esta arma para triunfar no teu negócio.
Até já!
Como sempre a inovar nos seus Post’s ! Para bem em inovar e sempre com o cuidado que todos possam ler sem dificuldade…Gosto bastante da tua Escrita ainda bem, que essa intuição deixa te desistir de escrever ,porque escreves muito bem. Sucesso!
Eu utilizo a minha intuição para tudo, e quando erro sinto que era necessário aprender essa lição! A intuição é muito poderosa e melhora cada vez mais com a experiência! Obrigada Vera pelas dicas sobre como a desenvolver!
Obrigada por partilhar Joana! Um beijinho*