Sabias que o momento imprevisível que vivemos agora adiantou o mercado digital em 5 anos?


É o que diz uma estatística espanhola sobre os efeitos da pandemia Covid-19 que vivemos neste momento. E eu noto isso!

Quando eu decidi deixar o meu emprego corporativo para construir um negócio online, acreditava piamente que este tipo de negócios seriam o futuro. Mas não imaginava que esse futuro ia chegar tão rápido e pelas piores razões...!

Mas não estou aqui hoje para escrever sobre a pandemia. Estou aqui para te mostrar as vantagens de criar o teu negócio online agora!

Com ou sem pandemia, mais que nunca os canais digitais são a primeira opção para procura de produtos ou serviços.

O que fazes tu quando queres comprar alguma coisa mas não tens bem a certeza de qual opção escolher? Deixa-me dar-te alguns exemplos:

* É o casamento da tua melhor amiga e precisas de um vestido espetacular. Onde vais buscar inspiração?

* Tens as tuas férias marcadas mas ainda não tens destino, onde vais procurar ideias?

* Queres apender um novo idioma e precisas escolher um curso que seja eficaz, onde vais procurar os reviews?

Se és em alguma coisa parecida comigo, então a tua resposta foi a mesma para todos os exemplos: na INTERNET!


Então, se utilizas esta ferramenta espetacular para comprar e procurar informação, porque não utiliza-la para ganhar dinheiro?


Porquê em 2020?

As estatísticas não mentem, e por isso, cada uma das razões que te vou mostrar abaixo são baseadas em estatísticas oficiais e de fontes confiáveis.


Quantas pessoas conheces tu que têm um smartphone? Muitas certo? Então, essa é a razão número 1.

Estatística #1

"Em Julho (2018), 6,9 milhões de portugueses possuíam telemóveis inteligentes, o que representa uma penetração de 75,1% deste tipo de produto."(Fonte: Marketeer)

Este dado trás-nos 2 vantagens principais:

1) O smartphone é um dispositivo móvel que estimula a utilização da internet. Como tal, se o teu negócio o está online significa que estará exposto a pelo menos 7 milhões de utilizadores só em Portugal...!

2) Se tu mesma tens um smartphone, podes gerir parte ou até todo o teu negócio a partir deste mesmo dipositivo! Desde que tenhas uma ligação estável podes fazer quase tudo desde aqui. Eu pessoalmente aconselho a utilização de um computador ou laptop para algumas coisas, mas é uma opinião pessoal. A verdade é que podes estar sentada no teu sofá ou no topo de uma montanha com o teu telemóvel na mão e a ganhar dinheiro!

Estatística #2

"80% dos utilizadores de smartphones têm mais probabilidade de comprar quando as empresas contam com sítios móveis ou aplicações que lhes ajudam a encontrar respostas às suas perguntas facilmente." (Fonte: Google)

- Ok, não é a mesma coisa?

Não, não é! O primeiro dado diz-nos que 7 milhões de pessoas poderão ver o teu negócio online a partir de um smartphone. O segundo diz-nos que de esses 7 milhões, 5.6 milhões estarão mais dispostos a comprar os teus produtos ou serviços se tiveres um website adaptado para dispositivo móvel ou uma aplicação. 5.6 milhões de potênciais compradores, imaginas o que é isso? Sem contar com os potênciais compradores internacionais, dependendo do teu mercado!

Sejamos realistas, não estou a dizer que todas essas pessoas vão comprar o teu produto ou serviço. A compra é um processo que passa por várias etapas e na maioria das etapas, o teu esforço e dedicação ao negócio são fundamentais para que o potêncial cliente decida comprar, juntando ainda a concorrência, o poder de compra do cliente, economia... mas, estamos a falar de 5.6 milhões de potenciais clientes! Se conseguires vender a 1% que seja serão 56 mil pessoas a comprar os teus produtos e serviços!

Estatística #3

"Segundo as previsões, o tráfico de dados móveis global  vai-se multiplicar por 7 em 2021. "(Fonte: Forbes)

Aumento no tráfico de dados móveis significa mais visibilidade!

Não vais querer perder esta oportunidade pois nã0? Então agora é o momento de te posicionares no mercado digital para usufruires de uma grande vantagem competitiva depois!

Estatística #4

"O marketing de conteúdos custa cerca de 62% menos que o marketing tradicional, mas gera 3 vezes mais leads. "(Fonte: NeilPatel)

Traduzindo por míudos, o marketing de conteúdos é uma estratégia de marketing digital muito mais económica do que os meios de publicidade tradicionais. 

Ou seja, com um negócio online, para além de evitares alguns dos custos tradicionais de um negócio como renda, custos de deslocação, água, luz,etc, poupas ainda nos custos de publicidade porque fazes tudo online! Faz sentido, certo?

Estatística #5

"NOS e Vodafone tiveram crescimentos na ordem dos 70% em relação ao tráfego de dados através da rede fixa. Já a Altice-MEO refere um crescimento de 35% no consumo de dados através da internet residencial"(Fonte: Expresso)

Aqui voltamos a tocar no tema da pandemia, mas a verdade é que as pessoas estão em casa, e muitas estão aborrecidas de estar em casa, então procuram mais distrações e formas de ocupar o tempo, claro que os consumos de internet dispararam neste período! Isto reflete-se em mais potênciai clientes, dispostos a descobrir coisas novas, e que diz coisas diz produtos e serviços! Se os compradores não podem sair de casa, vão comprar mais online, e tu tens que estar lá, online, pronta a mostrar os teus produtos como se fosse a prateleira do supermecado!

Estatística #6

"52% dos compradores online afirmam ter comprado de, pelo menos, uma loja online nova, ou seja, de onde nunca tinham comprado antes."(Fonte: Klaviyo)

Mais boas noticias! As pessoas que já estavam habituadas a fazer compras online estão a comprar a novos vendedores, e tu podes ser um deles!

Segundo o estudo efetuado pela Klaviyo em Março 2020, os compradores virtuais estão a gastar o seu dinheiro online principalmente em 3 tipos de produtos:

- Bens essênciais (comida, produtos de higiene, etc)

- Roupa confortável (as pessoas estão a passar mais tempo em casa e como tal as vendas de leggins, fatos de treino e swetters dispararam)

- Novos conhecimentos (cursos online, tutoriais, hobbies criativos...)


Já estás convencida?

Se tens uma ideia para um negócio online, este é o momento de pô-la em prática. Se não tens nenhuma ideia mas concordas que é uma boa opção para ti, então toca a por essa cabecinha a trabalhar e criar um negócio espetacular!

Para te ajudar com os primeiros passos, clica aqui para receber no teu email o mini-curso Negócios Online: Como Começar totalmente grátis!

Até já!

Junte-se à conversa

2 comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Que bom! O meu objetivo principal é inspirar mulheres a seguir os seus sonhos e criar o estilo de vida que desejam ao criar negócios sustentaveis numa área que gostem. Fico feliz por saber que estou a cumprir esse objetivo! Força!