
Sabias que…
50% dos consumidores aumentaram o tempo de utilização das redes sociais nos últimos 6 meses?
E que…
89% dos consumidores afirmam que preferem comprar produtos e serviços de marcas que seguem nas redes sociais?
E ainda que…
Apesar dos dados anteriores serem conhecidos publicamente, a maioria dos negócios não aproveita todo o potencial das redes sociais?
A verdade é que as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta de promoção e venda de produtos e serviços mas também pode ser uma distração enorme para os negócios, e a diferença entre as duas opções é apenas uma: a aplicação (ou não) de uma estratégia de negócios personalizada e adequada!
E por isso esta semana partilho contigo alguns dos tópicos mais importantes na seleção da estratégia a aplicar nas redes sociais de forma a potenciar os resultados do teu negócio.

Porquê deves implementar uma estratégia de redes sociais para o teu negócio?
A principal razão porque devem implementar uma estratégia de redes sociais neste momento tem a ver com o momento único que acabamos de passar, a pandemia covid-19. Este evento infortunado trouxe consigo muitas mudanças, tanto positivas como negativas, e como qualquer outro evento inesperado, novas oportunidades. Com o aumento do número de pessoas em casa e horas livres, a utilização das redes sociais aumentou exponencialmente, pelo que marcar presença nestas plataformas é, mais do que nunca, uma oportunidade para ser visto, para divulgar e vender produtos e serviços.
As formas de consumo hoje são diferentes: o que antes procurávamos nas lojas, hoje procuramos na internet, as informações que procurávamos diretamente com os vendedores, agora pesquisamos na internet, e os produtos que queríamos ver ao vivo antes de comprar, agora procuramos opiniões… na internet! Isto significa que, quando o teu negócio está presente nas redes sociais, os clientes começam a procurar por ti, e já não és tu que vais à procura dos clientes. Claro que, dependendo do teu negócio, tu precisarás sempre procurar clientes em alguns momentos, principalmente na fase inicial, mas a partir que a tua reputação ganha peso nas redes sociais, os teus clientes falam por ti e todo o conteúdo que tenhas criado serve como iman para que os potenciais clientes te encontrem mais facilmente. Quanto mais notoriedade ganha o teu negócio, mais se destaca e mais possibilidades tens de vender de forma regular.
Erros a evitar ao definir a estratégia de redes sociais
Não definir de forma clara quem é o público alvo
Quando sabes exatamente quem é o teu público alvo, sabes exatamente com quem estás a comunicar, o que permite que cries uma estratégia de comunicação totalmente personalizada e adaptada ao teu cliente ideal. Isto vai fazer com que os teus potenciais clientes sintam que estás a escrever falar diretamente com eles, e não com o público genérico, e qualquer cliente gosta de sentir-se valorizado com este tipo de interação personalizada.
Dica:
Define um cliente avatar, um cliente fictício com nome, idade, preferências… um perfil completo do teu cliente ideal; dirige toda a comunicação do teu negócio para esta personna.
Conteúdo irrelevante ou de pouco valor:
A melhor forma para captar clientes potenciais nos dias de hoje é adotando uma estratégia de conteúdos gratuitos que sejam relevantes para o teu cliente ideal. Oferecer para captar. O teu negócio precisa provar o seu valor perante o cliente antes de este decidir efetuar a compra, e por isso deves cativá-lo ao oferecer-lhe de forma gratuíta pequenas amostras daquilo que tu sabes ou podes fazer. Mas atenção: conteúdo grátis não significa trabalhar de graça! Não, não, não! Conteúdo relevante grátis significa posts, texto, imagens, vídeos ou até outro tipo de infoprodutos, que não revelem todos os teus “truques”, mas o suficiente para captar o interesse do cliente em saber mais ou em experimentar o teu produto ou serviço.
Dica:
Identifica 5 temas de conversa que estejam relacionados diretamente com o teu negócio e cria todos os teus conteúdos à volta destes temas.
Falta de consistência
Alguma vez ouviste dizer que o ser humano é um ser de hábitos? Quando utilizas isso a favor do teu negócio consegues tirar mais rentabilidade das tuas atividades. No caso das redes sociais, habitua o teu cliente a receber conteúdo, informação e alguma públicidade de forma consistente. Por exemplo: eu todos os dias entrego conteúdo de motivação no formato de posts de Instagram, todas as Terças e Quintas-feiras entrego conteúdo de entretenimento no formato de Live de Instagram, sempre à mesma hora (19:30) e ainda entrego conteúdo informativo e completo uma vez por semana, aqui neste blog. Esta consistência cria uma relação de compromisso e confiança entre o teu cliente e o teu negócio.
Dica:
Para saber mais sobre como potencializar o teu negócio através do Instagram lê o artigo Dá um BOOST ao teu negócio!
Estar presente em todas as redes sociais sem uma estratégia diferenciadora em cada uma
Redes sociais diferentes têm objetivos diferentes, formas de interação diferentes e tipos de clientes diferentes, Quando te limitas a copiar o conteúdo de uma rede social para outra, não estás a ter em consideração os específicos dessa rede social… acabas por te tornar repetitivo e os clientes eventualmente cansam-se disso. Uma pessoa que utiliza o Instagram está à espera de ver fotos e vídeos apelativos, enquanto que uma pessoa que entra no LinkedIn está à espera de ler artigos profissionais. Já uma pessoa que entra no Twitter prefere ler destaques em poucas palavras… agora imagina que o teu cliente ideal até está nas 3 redes sociais porque gosta de todos estes tipos de conteúdo, mas quando te vê em cada uma delas, está a ver exatamente o mesmo conteúdo em todas… as mesmas imagens, os mesmos texto, a mesma mensagem… Isto cria um afastamento do cliente por agressividade promocional, pura repetição, e demonstra falta de empenho em cativar o cliente.
Dica:
Evita distrair-te com várias redes sociais. Ao analisar e definir o teu público alvo, descobre qual a rede social mas predominante nesse grupo e de que forma podes utilizar essa rede social no teu negócio. Desta forma poderás canalizar o teu foco na criação de uma estratégia única, direcionada de forma direta ao teu cliente ideal.
Não investir
Uma estratégia de redes sociais necessita de investimento. E esse investimento pode ser feito com dois bens essenciais diferentes: tempo e dinheiro. Como? Tempo para a criação de conteúdo relevante e de valor, interação com o teu cliente, tempos de resposta reduzidos, mensagens personalizadas, e crescimento da tua audiência; dinheiro para a criação de anúncios pagos o que te permite um maior alcance e resultados mais rápidos. O balanço perfeito seria sempre 50/50, no entanto podes encontrar o equilíbrio que melhor se adequa à situação do teu negócio, se achas que não tens o tempo necessário para dedicar à interação, terás de investir mais dinheiro em adds para chegar a um público específico. Se achas que não tens dinheiro para criar conteúdos de forma regular, terás de investir numa AV ou um criador de conteúdos e delegar essa tarefa. Da mesma forma se não podes investir dinheiro, deverás dedicar mais tempo em criar interação e gerar valor para engajar com o público e ganhar assim a sua confiança de forma orgânica.
Dica:
Assiste aqui à minha conversa com a Digital Vera e descobre o que uma AV pode fazer por ti.
Não analisar os resultados
Em todas as redes sociais tens forma de analizar os teus resultados: o Instagram oferece-te uma ferramenta completa de estatísticas detalhadas onde podes analisar o crescimento e interação da tua audiência; o Facebook oferece-te estas mesmas estatísticas mas ainda mais detalhadas para as tuas campanhas de adds; o Twitter permite-te saber quantas pessoas gostam do teu conteúdo e o alcance dos teus Tweets… não olhar para estes resultados, que estão à tua frente de forma grátis e organizada, é um dos maiores erros que podes cometer! Utiliza estes dados para calcular a taxa de conversão e adaptar a tua estratégias às necessidades e preferências específicas da tua audiência. Com base nestes dados poderás criar um funil de vendas segmentado corretamente.
Dica:
No artigo Dicionário Digital vais encontrar o significado de termos de marketing digital como taxa de conversão ou funil de vendas.

Exemplos de estratégias de redes sociais:
- Estratégia de conteúdo
- Storytelling
- Reciclagem de conteúdos
- Interação por stories e stickers
- Programa de lives / diretos
- Modelo de comunicação AIDA
- Funil OVO: Opt-in; Valor; Oferta Comercial
- Parcerias
- Redirecionamento de tráfego social para uma página de vendas
Se queres saber mais sobre estas estratégias e como implementá-las no teu negócio clica aqui.

Este curso está desenhado para ajudar-te a descobrir o teu propósito de vida e criar uma combinação perfeita entre os teus talentos e um estilo de vida que te permita alcançar o sucesso que tanto desejas.
Um curso 100% online, para que possas seguir a tua jornada ao teu ritmo, pelas tuas regras!